Textos

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mural de animais em extinção

Objetivos
- Familiarizar-se com o gênero expositivo.
- Aprender procedimentos de revisão.
- Reconhecer as características de fichas técnicas e produzi-las para um mural a ser exibido na escola.

Conteúdos
- Produção textual (textos informativos).
- Procedimentos de pesquisa.
- Revisão.


Material necessário
Enciclopédias e revistas de informação, tesoura, cola, cartolina, canetinhas e papéis.

Flexibilização

Expor cartazes na sala ajuda a explicar ao aluno com deficiência auditiva o que é animal em extinção. Para a produção do texto informativo, faça um esquema prévio com seu aluno surdo a respeito do tema e, se necessário, estenda o tempo da atividade, para que ele finalize a escrita do texto em casa. Na divisão dos grupos, coloque o aluno com deficiência auditiva junto de crianças que se concentrem mais facilmente. A colaboração dos colegas é importantíssima para que o grupo tenha resultados satisfatórios e para esclarecer as possíveis dúvidas do colega com deficiência. No momento de fazer a ficha técnica é fundamental mostrar outras fichas para exemplificar. Faça, também, a comparação com outros tipos de texto a partir da leitura feita em conjunto com os alunos. Anote no quadro todas as observações resultantes da conversa em sala. Se necessário, use um intérprete de libras. Para a montagem do mural, mais uma vez, mostre exemplos e sugira boas formas de organizar as fichas e demais produções. Ao final, avalie se o aluno conseguiu obter informações corretas e se acompanhou o projeto junto do grupo.

Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie o trabalho convidando a turma a pesquisar informações sobre animais em extinção e a compartilhar o que descobrirem com a comunidade escolar e com as famílias, organizando um mural informativo. Explique que o desafio é organizar as informações em fichas técnicas.

2ª etapa
Para que os estudantes escrevam um texto informativo, eles precisam antes consultar bons modelos para se familiarizar com o gênero e com suas particularidades. Aborde esses aspectos pedindo que eles tragam de casa livros, fotos e reportagens que julguem interessantes sobre animais em extinção. Amplie esse acervo agregando ao material providenciado por eles enciclopédias, livros, revistas e sites que contenham informações sobre o assunto, cuidando para que fichas técnicas apareçam também, pois elas serão uma referência para o trabalho da turma.

3ª etapa
Organize situações de leitura,conversando com a garotada sobre como os textos estão organizados, quais tipos de informação eles trazem, de que modo os dados são descritos
e quais são os termos mais recorrentes.

4ª etapa
Depois da familiarização com os materiais, é hora de se debruçar sobre eles para selecionar informações. Divida a garotada em grupos e distribua os materiais para pesquisa. Aborde a importância de procedimentos como busca, seleção e anotação das informações relevantes, rediscutindoos até que o resultado da pesquisa seja considerado satisfatório.

5ª etapa
É hora de usar as informações levantadas pelo grupo para a elaboração das fichas técnicas. Para isso, preveja momentos de escrita tanto em grupo como individualmente e cuide para manter bons modelos ao alcance das crianças. A comparação e a referência a exemplos de fichas técnicas, assim como o retorno aos textos para recuperar e ampliar as informações, são sempre válidas.

6ª etapa
Organize uma ou mais sessões de revisão coletiva para que sirvam de modelo para a atuação futura dos estudantes com todas as fichas produzidas. Destaque todos os aspectos que precisam ser revisados: organização da linguagem, ortografia, qualidade e validade das informações.

7ª etapa
É hora de a turma revisar o texto e a estrutura das fichas técnicas. Divida as crianças em duplas e distribua o material. Circule pela sala a fim de orientar os alunos e apontar possíveis equívocos, questionando as decisões deles.

8ª etapa
Apresente as imagens de murais para servirem de exemplo a fim de que a garotada saiba como montar um. Alerte para a necessidade de ilustrações, título e o tamanho das letras das fichas para favorecer a leitura, tendo sempre em vista as especificidades do público.

9ª etapa
Oriente os alunos para ilustrarem todas as fichas. Recorra ao material consultado nas etapas anteriores para que as crianças usem as fotos como referência e modelo. Por fim, reúna o material e, com auxílio das crianças, organize o mural.

Produto final
Mural de fichas técnicas sobre animais em extinção.

Avaliação
Durante todo o projeto, avalie, nas falas e nas produções das crianças, se elas conseguiram obter informações corretas e suficientes em tabelas e esquemas, transpondo-as adequadamente para o mural. É importante também analisar como se deu o processo de revisão: é esperado que os estudantes tenham se apropriado do vocabulário aprendido durante a pesquisa e que organizem as informações sobre os animais em fichas técnicas seguindo os exemplos consultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário